PEIF realiza oficina "O Teatro Como Experiência Estética"

Oficina foi coordenada pela atriz Maristela Marasca, do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio

No último dia 16 de junho foi realizada mais uma etapa de atividades do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), em Porto Xavier – RS. Esse Programa é desenvolvido em cidades de fronteira do Mercosul pelo Ministério de Educação do Brasil e países envolvidos: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.  O PEIF visa promover a integração regional por meio da educação intercultural, para a formação integral de crianças e jovens nas regiões de fronteira do Brasil com outros países.  As atividades de fronteira das cidades-gêmeas de Porto Xavier (Brasil) e San Javier (Argentina) são desenvolvidas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo.

A Oficina “O Teatro Como Experiência Estética” foi coordenada pela atriz Maristela Marasca, integrante do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, com formação na área de Filosofia. A proposta da atividade é observar, enriquecer e incentivar a reflexão sobre as experiências estéticas presentes na vida humana, por meio de jogos e exercícios teatrais.

Nessa etapa do trabalho, foram desenvolvidas atividades práticas e teóricas de iniciação às linguagens do teatro e do teatro de bonecos. Entre os conteúdos desenvolvidos, destacamos: a reflexão sobre o Teatro de Bonecos na Educação; a realização de exercícios e jogos preparatórios que possibilitam exercitar a observação, a concentração, a confiança, o ritmo, a ocupação de espaços, a vivência e a expressão corporal; noções de confecção de bonecos, especialmente da técnica do marote, que possibilitam desenvolver o teatro de bonecos na escola; a realização de exercícios preparatórios para a manipulação de bonecos.

Participaram da oficina professores e funcionários das escolas parceiras do programa: Escola Estadual de Ensino Fundamental João Manoel Correa, Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antônio Fioravanti, Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier e Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz.  Também participaram do encontro Bedati Finokiet e Gilberto Corazza, professores do Programa, além de alunos bolsistas e da professora Eloá Fraga, responsável pelo Departamento Municipal de Cultura de Porto Xavier.

Mais informações sobre o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), atuação Porto Xavier – San Javier podem ser acessadas em: